PABX 11.4612-0488
Korthfiber - Português Korthfiber - Espanhol Korthfiber - English
Procurar:
  • 1
    KORTHFIBER - NOSSO EQUIPAMENTO TEM FIBRA
  • 2
    FILAMENT WINDING - Processos otimizados e simplificados.
  • 1
    RETROFITING - Reformamos equipamentos. Saiba Mais!
  • 1
    PULTRUSÃO
  • 1
    KORTHFIBER

FILAMENT WINDING - Saiba Mais
Korthmix
Kazi Motores
BNDES

O enrolamento filamentar (filament winding) é produzido com equipamentos modernos fabricados pela Korthfiber.

Esse processo de uma forma simplificada consiste em:
Os fios de fibra (Roving) saem de um suporte, passam por um tanque com resina catalisada, e são aplicadas sobre um mandril rotativo que atua como molde, formando camadas com ângulos de enrolamento predefinidos pelos programas de calculo estrutural. Ao final, tem-se uma combinação de vários tipos de enrolamento (paralelo, cruzado ou polar) que irão dar ao produto final, as características mecânicas desejadas.
Com este processo obtém-se alto teor de reforços (fibras de vidro, fibras de carbono, fibras de aramida, etc) oferecendo altíssima resistência mecânica aos materiais fabricados.

Porque máquinas Korthfiber?
A Korthfiber oferece aos seus clientes, alem do equipamento, a solução em processos de manufatura, visando sempre a alta produtividade.
Nossos equipamentos utilizam-se de tecnologia de ponta e  software de ultima geração, desenvolvidos para atender as necessidades especificas de  nossos clientes, garantindo a conformidade no desenho dos ângulos de hélice das fibras de reforço, e a repetibilidade deste padrão, de produto em produto.
O processo de enrolamento filamentar Korthfiber, atendendo os padrões dados pelas Normas nacionais e internacionais , é mecanizado e automatizado, sendo,  portanto mais sofisticado que os processos convencionais. A laminação por enrolamento é usada principalmente para fabricação de estruturas cilíndricas abertas (tubos) ou fechadas (tanques).


Perguntas freqüentes sobre enrolanento filamentar

1. O que é laminado Interno:
Também conhecido como "LINER" é a parte do laminado que suporta o ataque químico direto do ambiente corrosivo, construído com uma ou duas camadas de véu de superfície de vidro tipo "C" ou véu sintético com gramatura de 35 g/m2 por camada e resina adequada ao ambiente agressivo, na proporção de 90% de resina e 10% de vidro. O véu assegura uniformidade de espessura e melhor resistência ao impacto e a abrasão. O laminado interno evita que as fibras de vidro tenham contato direto com o ambiente agressivo, incluindo alguns que nem mesmo em aço inoxidável poderiam resistir.

2. O que é laminado Intermediário:
Também conhecido como "BARREIRA QUÍMICA", é a parte do laminado responsável pela proteção do laminado estrutural, construído com duas camadas de mantas de fibras de vidro ou fio picado de fibra de vidro com gramatura de 450 g/m2 por camada e a mesma resina usada no "LINER". A proporção é de 30% manta de fibra de vidro e 70% de resina.

3. O que é laminado Estrutural:
É a parte do laminado que assegura a capacidade de resistência aos esforços externos e internos atuantes no laminado. Neste processo de laminação por enrolamento são usadas fibras de vidro continuas enroladas helicoidalmente com um angulo exato, permitindo assim uma perfeita resistência mecânica circunferencial e os esforços axiais. Neste processo de enrolamento, asbras de vidro devem ser impregnadas com resina. A proporção é de 65% de fios contínuos e 35% de resina.

4. O que é laminado Externo:
É a parte do laminado responsável pela cura superficial adequada e pela proteção do laminado estrutural contra as interpéries e Raios Solares. É construído com a aplicação de uma camada de 0,10 a 0,25mm de espessura de resina parafinada contendo aditivo inibidor a absorção de Raios Ultra Violeta. Se a superfície externa estiver exposta a ambientes quimicamente corrosivos, a mesma deve ser construída com véu de superfície, como o interno. A cura se processa a temperatura ambiente ou em estufas apropriadas.

5. Posso fabricar Tubos e Tanques no mesmo equipamento:
A máquina de filamento Korthfiber possibilita aos nossos clientes uma grande variedade de aplicações, entre eles uma é a fabricação de tanques cilíndricos e tubos, com ângulos de enrolamento diversificado, possibilitando assim a combinação da melhor resistência e leveza, alem é claro da produtividade. Tudo isso com apoio e garantia respaldada pelo melhores profissionais.


Você Sabia?

Postes em PRFV

Que um poste de fibra pode pesar de 6 a 8 vezes menos que um poste de concreto?


Sendo os compósitos empregados na fabricação dos postes, um material muito mais leve e flexível com ótimas propriedades mecânicas, possibilita a fabricação um produto final com excelentes características mecânicas e com ótima relação custo/benefício.

Você Sabia?

Algumas vantagens dos postes em fibra de vidro:

Transporte

✔ Enquanto um poste de concreto precisa de barcas de médio porte para o transporte marítimo, o poste de fibra de vidro por flutuar pode ser atado a pequenas embarcações.
✔ Em terra são necessárias pelo menos dez pessoas para carregar um poste de concreto, já para o poste em fibra de vidro são necessárias apenas quatro pessoas, ou seja, você economiza em logística, manutenção e implantação de projetos.

Segurança

✔ Outro fator importante a ser ressaltado sobre o poste em fibra de vidro é a absorção de impacto, principalmente em acidentes de trânsito, onde oferece maior segurança ao motorista e passageiros do veículo.

Durabilidade

✔ A vida útil dos postes de fibra de vidro é cerca de quatro vezes maior. Enquanto um poste de madeira dura 20 anos e o de concreto 25 anos, o poste em fibra de vidro pode chegar a durar 80 anos.



Voltar para Produtos

Rua Dilma Cazoto Nascimento, n.60
JD Margarida, Vargem Grande Paulista - SP
Telefone (PABX) 11.4612-0488